Estudar vocabulário em alemão listando as palavras em ordem alfabética é uma prática bem comum, mas que pode estar arruinando os estudos de muita gente, inclusive o seu.
Ainda bem que existem maneiras mais inteligentes de estudar vocabulário!
Esqueça a lista em ordem alfabética
A lista por ordem alfabética até faz sentido quando você quer ordenar elementos para serem consultados/reencontrados, como é o caso de dicionários, catálogos e enciclopédias.
Mas para reter vocabulário novo, isso não faz muito sentido, sabe?
Quando você está falando com alguém na rua, você não enfileira as palavras em ordem alfabética na frase. Quando você quer escrever um e-mail, você não fica pensando nas palavras em ordem alfabética até encontrar a palavra certa para aquele contexto.
Já deu para perceber o quão absurda é essa cena, né?
O fato é que, na hora de escrever e falar, selecionamos as palavras de acordo com o sentido e com a estrutura gramatical, e não pelo mero acaso da primeira letra.
Como estudar vocabulário em alemão?
Bem, agora você já sabe que é uma ideia besta fazer listas alfabéticas para estudar vocabulário.
Mas, o que fazer ao invés disso?
Existe um bom número de maneiras de agrupar palavras que vão te ajudar a fixar melhor o vocabulário na sua mente e evitar que você fique esquecendo constantemente aquelas palavrinhas que você, na verdade, já estudou!
Agrupamento pela raiz da palavra
A ideia aqui é muito simples: você precisa encontrar a raiz da palavra e agrupar junto a ela outras palavras aparentadas. Em geral, essas outras palavras são formadas com um prefixo, sufixo ou por composição:
- fahren
- abfahren
- Fahrer
- Fahrzeug
- …
Agrupamento por campo semântico
A menos que você nunca tenha estudado nenhum idioma estrangeiro antes, você certamente conhece essa técnica. A ideia é simplesmente reunir palavras que se associam à mesma família.
Por exemplo, pegue o campo semântico “verduras“. Depois, anote em alemão todas as verduras que você conhece. O mais interessante aqui é escolher campos semânticos variados: alimentos, roupas, veículos, animais, lugares da cidade, etc.
Para que essa técnica seja bem eficiente, você precisa seguir dois princípios básicos:
- Anote o maior número de palavras possível
- Tenha rigor na hora de selecionar as palavras e exclua aquelas menos pertinentes ao campo semântico
Você verá que isso ajuda bastante a não confundir as coisas na cabeça e a formar pequenos pacotinhos de vocabulário prontos para usar a qualquer momento e sem gaguejar!
Agrupamento por relação parte-todo
Esse critério é mais recomendado para estudantes que já venceram o nível básico (A1/A2).
Essa técnica é ligeiramente diferente do agrupamento por campo semântico.
Aqui, você precisa escolher um todo (digamos: »carro«) e depois ir nomeando as suas partes em alemão (porta-malas, retrovisor, câmbio etc.).
Parece simples, mas fazer isso em alemão vai expandir o seu vocabulário bem mais do que você imagina!
Agrupamento por contexto
Esse critério é um pouco mais amplo e bem simples de aplicar. Tudo o que você precisa fazer é imaginar uma cena específica de comunicação.
Digamos: ver um jogo de futebol no estádio.
Em seguida, anote todas as palavras que você possivelmente possa utilizar nessa situação.
No fundo, essa técnica é apenas uma opção mais flexível do agrupamento por campo semântico! A única diferença é que, aqui, você pode ser mais tolerante e incluir palavras e expressões que estão relacionadas apenas indiretamente.
Você gostou dessas técnicas para reter melhor vocabulário em alemão?
Obrigado por acompanhar o Germanofonia!
Se você gostou desse post, então continue acompanhando nossas atualizações por aqui, mas também no Facebook, no Instagram e no Pinterest. Siga as páginas e não perca nenhuma de nossas dicas!
Se você já tem conhecimentos no idioma e quer se manter progredindo no idioma mesmo com uma rotina lotada, entre para a Jornada “Destrave seu alemão em 50 dias” e receba técnicas e estratégias diretamente por e-mail.
Sem interferências, sem distrações.
Mas se você quer manter contato com o idioma para destravar a língua, considere entrar para o Clube de Conversação Germanofonia.
Lá, você consegue por o idioma em prática em um ambiente seguro e descontraído sem toda a pressão da perfeição gramatical.
Um contato regular e de qualidade é tudo o que você precisa para fortalecer suas habilidades e usar o alemão com confiança de que vai conseguir o que quer!
Deixe seu comentário!